Centro Integrado de Projetos Sociais da PMAP é inaugurado com apoio da VEPMA

entregaprediovepma (31).jpgO Centro Integrado de Projetos Sociais da Polícia Militar do Amapá (CIPS), localizado na av. Vereador José Tupinambá, bairro Perpétuo Socorro, está pronto para atender a comunidade. A reforma do prédio contou com investimento de R$ 230.934,90, oriundos penas pecuniárias aplicadas pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), com a contrapartida de R$ 34 mil da PM-AP. A estimativa é atender cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes. A representante da VEPMA, servidora Antonice Melo, juntamente com a diretoria da Polícia Militar do Amapá e a comunidade, participou da solenidade de inauguração na manhã de sexta-feira (13/12).

entregaprediovepma (42).jpgO espaço estava abandonado há mais de 10 anos e, no começo do ano passado, um grupo de policiais militares que atua na segurança da região, buscou apoio da VEPMA para ajudar na transformação do local. Por necessitar de grande aporte financeiro para a obra, um amplo projeto foi elaborado, com ajuda da servidora Antonice Melo, detalhando as atividades que viriam a ser desenvolvidas.

Em novembro de 2018 o projeto foi concluído e apresentado ao juiz titular da VEPMA, Rogério Bueno Funfas, que diante da oportunidade de promoção social e de cidadania, aprovou a destinação dos recursos. Outro magistrado interessado no projeto foi o titular da Vara de Execuções Penais de Macapá, juiz João Matos Júnior, que enviou reeducandos do regime semiaberto que participam do projeto “Liberdade e Cidadania”, para que atuassem na execução da obra. Após um ano de intenso trabalho, o prédio foi entregue e irá atender jovens e crianças dos bairros Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Laguinho e adjacências.

entregaprediovepma (20).jpgPara Antonice Melo, trata-se de uma proposta totalmente inovadora. “Ainda não se conhece no Estado e nem na Região Norte um centro de projetos sociais deste porte, com práticas esportivas, informática, cursos livres, brinquedoteca, cursos profisionalizantes para a comunidade. A gente espera fazer a nossa parte, enquanto Judiciário, juntamente com a Polícia Militar, para tirar cada vez mais as nossas crianças, jovens e adolescentes da situação de risco social”, ressaltou.

entregaprediovepma (39).jpgPara o educador comunitário e idealizador do projeto, Sargento PM Danilo Silva, a entrega do prédio do CIPS vai possibilitar a inclusão social e formação profissional de grande parte da população que reside nos bairros beneficiados. “Este será um projeto piloto, que irá atender mais de mil crianças, jovens e adolescentes, com a realização de práticas esportivas, dança, empreendedorismo, formação profissionalizante em várias áreas. Tudo isso para promover a inclusão social e garantir mais dignidade e segurança à população da região”, pontuou o militar.

entregaprediovepma (2).jpgO instrutor de capoeira Rafael Pena falou da importância do novo espaço para a população da região. “A gente não tinha um local próprio para desenvolver os trabalhos, somente as escolas, mas com certa dificuldade. Agora tendo esse espaço, amplo e bem localizado, será possível beneficiar muito mais a comunidade”, comemorou.

entregaprediovepma (4).jpgAs inscrições dos projetos sociais da PMAP no CIPS são gratuitas e estarão abertas a partir de janeiro de 2020. Basta se dirigir ao local, situado em frente a Escola Estadual Deuzuite Maria Carvalho Cavalcante, mediante apresentação de documentos de identificação e comprovante de residência. As atividades estão previstas para iniciar em fevereiro de 2020. Mais informações podem ser obtidas no centro.

- Macapá, 16 de dezembro de 2019 –

 

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD