Programa Casamento na Comunidade encerra agenda de 2019 com evento que uniu 149 casais em Laranjal do Jari
Sábado (14/12), a cidade de Laranjal do Jari amanheceu mais movimentada que o costume. Com população estimada em 50.410 habitantes, segundo o IBGE, é o terceiro maior município do Amapá. O Programa Casamento na Comunidade, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), oficializava a união de 149 casais, por meio de cooperação com a Assembleia Legislativa do Estado (AL-AP), Prefeitura de Laranjal do Jari e Igreja Assembleia de Deus – CEMEADAP.
Salões de Beleza, lojas, restaurantes receberam fluxo de clientes intensificado, porque além do matrimônio coletivo, a cidade iniciava as comemorações de seus 32 anos como município, completados nesta terça-feira (17/12). Na percepção do presidente do Poder Judiciário Amapaense, desembargador João Lages, que esteve presente à cerimônia de enlace dos casais, “o Programa Casamento na Comunidade é um instrumento de pacificação social, porque investe na estrutura familiar e movimenta a economia do município”, destacou.
O salário médio mensal da população de Laranjal do Jari é de 2,1 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de apenas 6.0%. “Proporcionamos a oportunidade de oficialização dos casamentos às pessoas que não têm condições de arcar com os custos cartorários. Nesse sentido, a parceria com a AL-AP, com as prefeituras e igrejas tem sido fundamental”, observou o desembargador-presidente.
As cerimônias do Casamento na Comunidade têm sido marcadas pela diversidade e pela emoção. Casais de idades variadas, a maioria convivendo há muitos anos, realizam o sonho de viver aquele momento solene.
Na edição de Laranjal do Jari, Márcia Antônia Lima de Souza e Osmar Figueiredo Paraense, unidos há 32 anos, com quatro filhos e nove netos, representaram os demais casais na celebração realizada no Templo lotado da Assembleia de Deus.
Para ela “a iniciativa da Prefeitura, o esforço do Tribunal de Justiça e o apoio da Assembleia Legislativa e da Igreja formaram o conjunto de uma bela obra”. Seu Osmar disse que “sempre quis casar”, mas nunca imaginou que seria “em uma cerimônia assim tão bonita”. E finalizou deixando claro o amor pela companheira de vida: “Faço tudo para agradar ela, por isso estou aqui”.
Só em 2019 foram realizados 1.000 casamentos pelo Programa, que tem como coordenador o juiz Fábio Santana. “Começamos o ano em Vitória do Jari, e estamos encerrando em Laranjal do Jari, concluindo neste vale mais um ano de sucesso do Casamento na Comunidade. Ressalto o capricho e a beleza dos casais, que se preparam com todo cuidado para este dia”, disse magistrado. O juiz Fábio Santana ressaltou ainda que “algumas pessoas ainda tem restrição em casar de forma coletiva, mas esta celebração é prova de que festa, bolo e outros elementos são criação do homem, porque o que Deus quer de todos é o compromisso com a família”.
O prefeito Márcio Serrão, anfitrião do evento, evidenciou a beleza do momento. “Namorei 17 anos antes de casar com minha esposa, e hoje, diante desses casais lindos, renovo meu amor por ela. Casais que estão se unindo não só pelo documento, mas diante de Deus. E sem o Tribunal de Justiça nada disso teria sido possível. É uma honra unir as famílias de Laranjal do Jari”, declarou o gestor municipal.
A deputada estadual Alliny Serrão, representante da ALAP na cerimônia, disse que ficou “muito emocionada com a entrada dos casais na Igreja, porque este é um momento sublime para as famílias que cultivam o amor”. A parlamentar, que recebeu um buquê de flores do marido, prefeito Márcio Serrão, lembrou ainda que “este projeto é um sonho antigo, e que só agora pode ser realizado com a parceria entre as instituições”.
A solenidade contou com mesa de honra composta pelo desembargador-presidente do TJAP, João Lages; prefeito Márcio Serrão; deputada estadual Alliny Serrão; juiz auxiliar da Presidência do TJAP, Paulo Madeira; juiz coordenador do programa Casamento na Comunidade; juiz diretor do Fórum da Comarca de Laranjal do Jari, Julle Anderson de Souza; vereadora Vera Aguiar, representando a Câmara de Vereadores; o vice-prefeito Tadeu da Silva; a secretária de assistência social do município, Bia Pombo; o tabelião substituto do Cartório local, Valdair Elemar Camargo; e o pastor da Assembleia de Deus, Jacob Monteiro da Silva.
- Macapá, 16 de dezembro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 16 Dezembro 2019 13:03