TJAP e Sebrae realizam 58 audiências de conciliação na 45ª edição da Ação Sábado é Dia de Negociar
Neste último sábado (14/12), o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realizaram a 45ª edição da Ação Sábado é Dia de Negociar, com cerca de 58 audiências de conciliação. Os acordos foram mediados pelos alunos do 2º curso de Mediação e Conciliação Judicial do TJAP, como forma de colocar em prática o que foi absorvido durante os 10 módulos da capacitação iniciada em novembro. Os 90 alunos, entre servidores da capital e do interior, chefes de secretaria, oficiais de justiça, guardas municipais eacadêmicos de direito, do curso de Mediação e Conciliação encerraram as atividades curso participando da ação.
Segundo o desembargador Carmo Antônio de Souza, que ministrou o curso, a grande finalidade é falar dos métodos consensuais de solução de conflitos e colocar em prática o papel da mediação e conciliação. “Nós precisamos ter métodos alternativos de solução de conflitos, e a mediação é um deles”, afirmou, “A ação é uma forma de trabalhar nos alunos do curso a prática pacificadora, pois mediação e conciliação é isso”.
Sônia Ribeiro, instrutora do NUPEMEC/TJAP, que também ministrou o curso, explica que a ideia de finalizar as atividades com o mutirão foi uma forma de os alunos entenderem como funciona o trabalho que a Justiça desenvolve. “A ação Sábado é Dia de Negociar é um espaço novo e fora do Tribunal, onde as partes se sentem mais à vontade perto de mediadores e conciliadores em formação”, afirmou.
O programa Sábado é Dia de Negociar tem como objetivo atender o empresário e o consumidor, proporcionando agilidade em rever e renegociar a dívida, oferecendo oportunidades favoráveis na hora do pagamento, analisando a taxa de juros e negociando os números de parcelas a serem pagas para quitação da dívida existente.
A juíza Eleusa da Silva Muniz, titular do Juizado Especial da Micro e Pequena Empresa, afirmou que foi uma ótima maneira de realizar a última ação do ano com a participação dos alunos. “Esta é uma grande oportunidade para que o credor resgate seu crédito e o devedor consiga limpar seu nome”.
Para a servidora Célia de Souza Coutinho, o aprendizado obtido durante os módulos do curso atrelado a prática a incentiva a continuar mediando e conciliando futuramente. “Espero que eu consiga continuar colocar em prática tudo que foi aprendido, como estamos fazendo hoje, é algo que trabalha nosso lado mais humano”, afirmou.
Adrielly Leandra da Silva, acadêmica de direito do sétimo semestre da Faculdade de Macapá (FAMA), conta que não pensou duas vezes antes de participar do curso pois foi “uma oportunidade única de estar em contato com tanto com a Justiça, quanto com a comunidade”. E afirmou também que “a prática de hoje é algo que vou levar para minha vida toda, ajudar a resolver conflitos e mediar é algo que vou levar sempre comigo”.
- Macapá, 16 de dezembro de 2019 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 16 Dezembro 2019 07:51