O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Nossa Reverência à servidora Mara Santos

 022 okMARA ELIZÂNGELA DIAS DO CARMO DOS SANTOS é uma mulher dinâmica, persistente, competente, visionária, responsável e carismática. O carinho e respeito que tem pelos colegas de trabalho é recíproco. É também sua sensibilidade profissional que reflete liderança e inspira confiança dos superiores e colegas. No campo pessoal Mara é extremamente apaixonada pelos pais, marido e filhos. Uma pessoa sempre de bem com a vida, pronta a servir, principalmente àqueles que mais precisam de ajuda. A caridade é uma de suas qualidades, gosta de auxiliar o próximo e se esmera para fazer o bem.

05Aos 42 anos Mara tem uma trajetória de sucesso. Ela é chefe de Secretaria da 4ª Vara Cível da Comarca de Macapá. A filha do casal paraense João Quintela do Carmo e de dona Mercês Dias do Carmo, é casada com Henry Santos, com quem tem dois lindos filhos: Nicolas e Henrique, fontes de sentido para sua vida. 

Nascida em Macapá no dia 12 de setembro de 1973, na casa de seus pais, contando com o auxílio e sabedoria das mãos de uma tradicional parteira da família, Dona Maria dos Santos, que também acolheu do ventre de dona Mercês os irmãos, Rogério e Regiane, com exceção de Rodinei, o caçula da família, que nasceu na maternidade.

20

FORMAÇÃO

MARA SANTOS é Bacharel em DIREITO pela Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, após cursar no período de 1994 a 1999, enfrentando inúmeras dificuldades, mas sempre decidida a vencê-las com esforço e contumaz determinação.

“Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade particular, tinham uma vida de poucos recursos, mas os seus ensinamentos me mostraram que era para eu nunca desistir. Tive que estudar em grupo com meus colegas, e dentre eles estava a juíza Gelcinete Rocha, que inclusive chegou a dar aulas de português no quintal de sua casa, debaixo de árvore, para mim e para a colega Rosane Malafaia. Desistir nunca estava nos meus planos de vida, continuei estudando e conheci uma amiga que me ajudou muito, Neura Nascimento. Através dela consegui uma bolsa integral no Colégio Positivo. Corri atrás de meus sonhos, mas sem esquecer de compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri. Após muito esforço, dedicação e noites mal dormidas perseguindo o conhecimento,  consegui meu objetivo, passei no vestibular, sendo classificada para cursar Direito na UNIFAP”.

06Mas Mara Santos tinha outros sonhos a realizar e dentre eles estava a imensa vontade de prestar concurso público para trabalhar no Poder Judiciário do Amapá. Tinha em sua mente prestativa, determinada e aguerrida a finalidade de conquistar melhores dias de vida aos seus pais, à sua família.

Contudo, antes de fincar os pés de forma definitiva na Justiça do Amapá, Mara Santos participou, VOLUNTARIAMENTE, como Conciliadora do Juizado Especial Cível de Macapá e no Juizado Itinerante, no período de 1996 a 1999, prestando relevantes serviços, preparando o alicerce para futuramente exercer suas atribuições.

21Mara conciliava o trabalho voluntário com os estudos. Os livros eram os seus companheiros inseparáveis.  É uma leitora insaciável, gosta de “devorar” bons livros, busca constantemente adquirir o conhecimento técnico, a busca pela sapiência é sua meta, a sua premiação.

Pesquisava muito sobre assuntos inerentes ao Poder Judiciário, inclusive compartilhou o convívio e a experiência de ampliar seus conhecimentos ao lado das hoje promotoras de Justiça do Ministério Público, Sílvia Canela e Socorro Pelaes e da amiga juíza Nelba de Souza Siqueira de Almeida, parceiras de estudo que também almejavam realizar seus sonhos e projetos de vida.

Ela conta que sempre gostou de estudar em equipe, e esse compartilhamento de informações e conhecimento era o prenúncio da vitalidade de uma grande líder que em breve a Justiça do Amapá contaria em seu valoroso quadro de serventuários.

Seus amplos conhecimentos, sua competência e sua peculiar liderança, estavam ansiosos para servir ao cidadão e ao Judiciário amapaense.

03No dia 16 de agosto de 1996, MARA ELIZÂNGELA DIAS DO CARMO DOS SANTOS ingressou de forma definitiva nos quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, no cargo de AUXILIAR JUDICIÁRIO, após prestar concurso público, data que guarda com ilimitado carinho em sua mente e coração.

04Começou a exercer as suas funções na 3ª Vara Criminal de Macapá, ao lado da juíza Alaíde Maria de Paula, que responde atualmente pela Diretoria do Fórum de Macapá e titularidade da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá.

Após a criação da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, os servidores e a magistrada da 3ª Vara Criminal foram transferidos para trabalharem na área cível.

“Esse processo de mudança confesso que foi um desafio gigantesco para nossa equipe. Tivemos que aprender e estudar muito, pois a Vara Cível é uma das mais complexas. Porém, com muito esforço, dedicação e seguindo os direcionamentos da juíza Alaíde, conseguimos trabalhar com presteza, alcançando os maiores índices de produtividade do Estado do Amapá”.

02Com o advento da Lei Estadual nº 0726/2002 que dispunha sobre os cargos e funções, bem como sobre a Organização dos Quadros de Pessoal e Plano de Carreira do Poder Judiciário, regularizada através da Resolução do TJAP nº 001/2003, MARA SANTOS foi enquadrada como TÉCNICO JUDICIÁRIO.

Mas continuava com sua inquietude, buscava conquistar novos horizontes e novas oportunidades em sua vida. Em 2004, prestou novo concurso público, sendo aprovada para o cargo de ANALISTA JUDICIÁRIO do Tribunal de Justiça do Amapá.

MARA ELIZÂNGELA DIAS DO CARMO DOS SANTOS participou em 2007 do Curso de Capacitação para o exercício na função de ASSESSORIA DE JUIZ, sendo devidamente aprovada; elaborou juntamente com servidores e a juíza Alaíde o projeto de GERENCIAMENTO DE PROCESSOS, conquistando no mês de setembro de 2007 o PRÊMIO INNOVARE, uma das mais bem conceituadas premiações da justiça brasileira, que identifica práticas que, contribuam com o fomento da justiça, além do reconhecimento e a disseminação de práticas inovadoras que se desenvolvem no interior do sistema de justiça do Brasil, buscando ações concretas que signifiquem transformações relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

Após a premiação, o reconhecimento e contribuição na apresentação das melhores práticas na GESTÃO JUDICIÁRIA, fez com que juízos das Comarcas da capital e do interior do Estado implementassem essa importante prática.

Porém, o firme desejo de superação e as novas conquistas da cativante Mara Santos continuavam. No dia 16 de junho de 2008 conseguiu mais uma grande façanha, galgando mais um passo na evolução do trabalho profissional, sendo empossada como ANALISTA JUDICÁRIO – Área Judiciária, permanecendo na mesma secretaria, porém na função de CHEFE DE SECRETARIA.

MARA SANTOS também participou da Gestão de Processos e Padronização de Rotinas Cartorárias (modelagem de processos, mapeamento e fluxograma) na Escola Judicial do Amapá no ano de 2010; foi nomeada Gerente de Projeto Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá no dia 01 de julho de 2015.

17Recentemente, MARA ELIZÂNGELA DIAS DO CARMO DOS SANTOS participou e conquistou, após o processo de votação envolvendo os magistrados e servidores da Justiça do Amapá, que visa escolher e reconhecer os relevantes trabalhos desenvolvidos pelos servidores em prol da instituição e da sociedade amapaense, o prêmio “Servidor Padrão 2016”, honraria que presta um agradecimento a incansável entrega que os servidores e magistrados da Justiça do Amapá dão na busca de uma prestação jurisdicional célere e de qualidade para a sociedade.

12“Sou feliz no meu trabalho. Sinto-me gratificada e tenho prazer de atender bem o jurisdicionado. O resultado é fruto de um esforço coletivo, de uma equipe harmoniosa, que não mede esforços para atender com presteza e dedicação a todos que procuram os serviços da 4ª Vara Cível da Comarca de Macapá. São quase 20 anos trabalhando com muita satisfação e orgulho ao lado da Dra. Alaíde, que confiou na minha capacidade. Ela é uma pessoa que inspira confiança, mãe, amiga, professora e confidente. Com ela compartilhamos nossas dores e alegrias, acertos e preocupações. Sou grata por ela ter me confiado a liderança dessa equipe tão produtiva e unida, que não se cansa de fazer o bom combate todos os dias. Dedico essa reverência a toda a minha equipe da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá”.

MARA ELIZÂNGELA DIAS DO CARMO DOS SANTOS, um dos seus sonhos de ser advogada, promotora ou juíza vai ter que esperar, e o povo e o Judiciário do Amapá agradecem a sua imensa doação, o seu empenho e o senso inabalável de profissionalismo que você demonstra para que a Justiça do Amapá esteja entre as mais céleres, transparentes e produtivas do Brasil.

11MARA SANTOS, você nasceu pelas experientes mãos de uma parteira tradicional. És vencedora tucuju, exemplo para todos de superação, determinação, fé, esperança, cooperação e realização.  Demonstra todos os dias intensidade em fazer sempre o melhor para que outras pessoas tenham bom atendimento e a atenção que precisam.

Prestamos esse reconhecimento e homenagem a quem muito realiza e que serve como modelo para quem procura crescer, através do estudo e do trabalho, pois sabemos que o teu coração e o teu espírito são evoluídos e teimam sempre em fazer o certo. Mara Santos, és merecedora da nossa vencedora e honrosa REVERÊNCIA.

=============================================================================================

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD