O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Nossa Reverência ao Juiz Mário Mazurek

7

      - Macapá, 22 de abril de 2016-

Marcante com seu porte de lorde, educação refinada, extremamente atencioso e dedicado em tudo que faz. Chamado carinhosamente pelos seus amigos e colegas de CONDE, devido a sua imponente estatura e ar de fidalgo, característica que logo chama a atenção das pessoas nos lugares onde está presente. Dono de uma voz tranquila e de forte sotaque sulista, com remessa ao polonês de origem, personalidade cativante e discreto humor zombeteiro. Tantas especiais características se somam a seu generoso coração, ao belo espírito resoluto que indicam trajetória de vida voltada para servir, ajudar, cooperar, auxiliar e aconselhar. Assim temos uma pequena faceta desse dedicado e sábio magistrado, o querido Mário Mazurek.

21O juiz de Direito, Mário Euzébio Mazurek, cujos cabelos grisalhos revelam experiência de vida adquirida durante seus 64 anos, nasceu no dia 1 de julho de 1951, na cidade de Guarani das Missões, no Rio Grande do Sul. Filho amado do casal Carlos Aloísio Mazurek e de Edwiges Mazurek, veio da roça, lá dos campos e gramados do sul do país, alçando voo e escolhendo estas terras tucujus. Hoje é um amapaense de coração.

16Casado com a goiana Naira Ney Valois Mazurek, cujo amor e união resultaram no nascimento de Carlos Eduardo e de Rayza Valois Mazurek. Porém, antes de sua história de trabalho na Justiça do Amapá, Mazurek percorreu uma trajetória de vida marcada por inúmeros obstáculos e reviravoltas dessas que a vida impõe sem piedade.

Com garra, perseverança, ajuda dos amigos e o alicerce dos pais, superou inúmeras dificuldades em sua terra natal. Trabalhava de dia e estudava à noite em escola pública. Sua força e válvula de escape era o estudo, a incansável busca pelo conhecimento. Através de um exame de admissão, conseguiu ingressar no Seminário Católico da Congregação Amigos de Cristo para Imigrantes, coordenado por padres poloneses. Tinha a intenção de se tornar padre.

11Dedicou 6 anos de sua vida ao estudo no Seminário, fortalecendo ainda mais o seu caráter firme e personalidade resiliente, características unânimes entre seus colegas quando se referem ao magistrado. Ele ainda não sabia, mas esta experiência o preparava para o importante desafio que futuramente viria assumir. Após concluir o ensino fundamental e médio foi estudar na Faculdade de Santo Ângelo, distante 40 quilômetros da cidade onde morava, distância esta percorrida com coragem e obstinação por meio de longa viagem de ônibus.

O sacrifício era grande, horas de locomoção, estudo e aprendizado, o cansaço era seu companheiro, mas seu desejo de superação era maior. Em 1978, conseguiu um emprego no banco Bradesco onde exerceu as funções de escriturário, caixa e executivo. O trabalho de bancário era desgastante e estava prejudicando seus estudos. Percebeu que precisava conquistar um novo trabalho, que logo conseguiu em uma empresa de adubos, onde foi chefe de depósito.

Estudou com afinco. Trabalhou em igual quantidade. Foi persistente e depois de muitos anos de estudo conseguiu concluir o curso de Direito em março de 1978, iniciando sua carreira de advogado na cidade de Barra do Garças, Mato Grosso, onde advogou por 15 anos, chegando a ser vice-presidente da Seccional da OAB/MT.

“Minha juventude foi marcada por muito esforço e dedicação, principalmente por trabalhar durante todo o dia e estudar à noite. Minha família era muito simples, éramos da roça e o ponto crucial para que eu pudesse decidir a minha vida foi quando participei de uma palestra realizada por um juiz de direito. Me impressionei muito com aquela palestra que foi praticamente a minha sentença para ser magistrado. Depois daquela experiência decidi pela magistratura”.

140A história de Mário Mazurek no Estado do Amapá começou quando veio participar do primeiro concurso para juiz de Direito. Todas as horas de estudo, empenho e dedicação foram recompensados com a sua aprovação.

Mazurek iniciou sua história como magistrado do Amapá em 1991, na cidade de Laranjal do Jari. Na época, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá era o Desembargador Dôglas Evangelista.

Seu trabalho na Comarca de Laranjal do Jari perdurou até maio de 1992. Depois veio para Macapá, onde exerceu a função de juiz auxiliar, assumiu, logo depois, a titularidade da 1ª Vara Criminal, sendo removido, a pedido, em 2003 para a 2ª Vara Cível, onde continua realizando de forma dedicada a sua função de julgador.

170“A aplicação da Justiça mudou muito. Desde 1991, a Justiça evoluiu imensamente, tanto no Amapá, como no restante do Brasil. Os conceitos do Direito e as condições de trabalho se modificaram bastante, e para melhor. Tudo era difícil, tínhamos muitas dificuldades de acomodação para trabalhar e hoje a evolução é perceptível, especialmente com a vinda dos juizados especiais que prestam um extraordinário acesso à população do Estado. Aqui na Vara 2ª Vara Cível julgamos e decidimos as mais variadas demandas. Os juízes têm hoje uma grande dinâmica na realização e na produção de seus serviços. No passado nós chamávamos de direito alternativo, o que hoje é um direito social. A Justiça está em constante evolução”, informa o magistrado.

200O magistrado Mário Mazurek também já prestou relevantes serviços como juiz convocado. Por mais de ano permaneceu no gabinete do Desembargador aposentando Ednardo Souza. Em 2015, após a aposentadoria do Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, compôs de forma segura e produtiva o pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá por diversas vezes, julgando matérias criminais, cíveis, de família e outras que exigiram estudo, amplo conhecimento jurídico e senso de responsabilidade.

No dia 7 de agosto de 2015, em Sessão Ordinária Judicial, a Corte do TJAP realizou uma justa homenagem a este atuante magistrado. Na época, como juiz convocado, Mário Mazurek despediu-se do colegiado devido à posse do Procurador de Justiça Manoel Brito como Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

A certeza era de dever cumprido e excelência no trabalho, que foi confirmada por todos os magistrados presentes no evento. O colegiado agradeceu sua inestimável contribuição junto à Corte da Justiça.

120“O trabalho de juiz convocado exige uma dedicação maior porque se trabalha em todas as áreas do direito. É necessário estar muito bem preparado e atento a todas as questões a serem julgadas pelo colegiado. Trata-se de um trabalho de muita responsabilidade e dedicação”, explica Mazurek.

Atualmente, o juiz Mário Mazurek é o titular da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, situada no Fórum Desembargador Leal de Mira. O magistrado continua desempenhando suas funções de forma sempre empenhada, bastante equilibrada e com toda a sabedoria que os anos de experiência lhe permitiram adquirir.

25“Sou um homem muito feliz, sou realizado, pois gosto muito daquilo que faço. Eu só tenho a agradecer a Deus, principalmente por ter me concedido estas vitórias. Agradeço imensamente a todas as pessoas que me ajudaram nessa jornada, sem elas o caminho seria infinitamente mais difícil. E meu especial agradecimento é dedicado a minha amada mulher Naira, companheira extremamente compreensível e competente que foi profundamente importante em toda essa caminhada na vida e como magistrado”.

24A Justiça do Amapá reconhece a extraordinária dedicação e contribuição deste especial magistrado. Homem da roça, dos campos gaúchos que no início de sua bela trajetória de vida queria ser padre e hoje é considerado um “CONDE” do judiciário amapaense. A este profissional e cidadão exemplar, de atuação brilhante, conhecimento ímpar, prudência e responsabilidade marcantes, dedicamos a NOSSA emocionada REVERÊNCIA, agradecidos todos os dias de um trabalho promovedor do restabelecimento da justiça.

 

==============================================================================================

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD