Nossa Reverência desta semana vai para Mariana Morais, vencedora do Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios
-Macapá, 26 de junho de 2015
Uma menina de apenas 12 anos com pensamento e atitute de gente grande. Esta é Mariana Teixeira Gurjão Morais. Em sua fala percebemos a segurança, perseverança e acima de tudo, muita inteligência. Estas qualidades somadas ao seu amor pela leitura a levaram a conquistar o disputado primeiro lugar na etapa regional do 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido pelos Correios. (CLIQUE AQUI PARA LER A REDAÇÃO)
A pequena Mariana é consciente do mundo em que vive e mostra isso em sua redação vencedora do concurso, onde escolheu retratar os problemas sociais do mundo atual.
“Em meu texto, procurei falar do respeito que todos nós temos que ter com o ser humano. Falei também sobre conceitos básicos e ensinamentos para uma vida melhor e harmoniosa entre as pessoas, e também pedi para melhorar a situação da saúde pública, da educação e segurança pública”, explicou.
Mesmo ainda tão jovem, ela já sabe muito bem quais são seus projetos para o futuro. Futuro este que promete ser brilhante, pois quando se trata de ir em busca de seus sonhos, Mariana, filha do servidor do TJAP, Job Morais, não pensa duas vezes.
“Quero cursar a Faculdade de Direito e meu sonho é ser desembargadora”.
O pai amoroso e orgulhoso disse que a premiação de sua filha foi uma grata conquista. Mesmo tão jovem ainda, enfatizou que ela lhe proporciona sentimentos de dever cumprido
“Acredito que a leitura prepara as pessoas para receber o conhecimento com mais facilidade. E confesso que além de feliz, fiquei também surpreso quando ela me disse que tem como meta para o futuro ser uma desembargadora. E vejam só: ela caladinha do jeito que é já está construindo sua própria escada da vida. E não tenho dúvida que essa certeza do que quer da vida é também consequência natural do exercício da leitura”, destacou
Para a jovem, que cursa o sétimo ano do ensino fundamental, ler é uma espécie de viagem para outro mundo, e isso a deixa muito feliz, pois permite fazer o que gosta. Ela ressalta que sua história de amor com os livros começou ainda no berço.
“Desde bem pequenininha eu gostava de ler e foi daí que começou minha paixão pela leitura que hoje deu lugar a uma coleção de livros. Para se ter uma ideia do quanto gosto de ler, no ano passado eu li mais de doze livros, e este ano já dobrei esse número”, ressaltou.
A vitória no concurso internacional de redação é um reconhecimento do quanto Mariana é persistente e dedicada. A aplicada estudante afirma que essa conquista estimulou ainda mais a continuar seguindo o caminho da leitura e dos estudos. Entretanto, Mariana demonstra muita maturidade ao destacar que este foi apenas o começo de uma longa estrada a ser percorrida.
E Mariana deixa claro: sua viagem pelas páginas e mundos contidos nos livros vai continuar. Sua aventura fantástica e real está só começando. “Eu pretendo continuar viajando através das páginas dos livros, porque assim como a leitura, escrever também pode se transformar numa nova paixão em minha vida”.
Talento, juventude, foco, determinação e uma boa educação tanto no ambiente escolar quanto familiar. Esses foram os principais elementos para que Mariana Moraes, merecesse além dos nossos parabéns, a nossa mais feliz e sincera Reverência.
=======================================================================================