Nossa Reverência para a ex-bolsista Emilia Lenzi, hoje aluna do curso de Oficiais da Marinha
- Macapá, 01 de abril de 2016-
Uma jovem que sempre carregou no coração uma lista de sonhos que, conjugada com sua personalidade forte, a tornou determinada e com capacidade ímpar de se destacar e realizar o que sempre desejou. Emilia Almeida Lenzi, de 21 anos, sempre buscou se destacar na multidão, não se contentando com o básico, ou com o comum; por isso escolheu uma profissão onde as mulheres ainda são minoria: Oficial da Marinha do Brasil.
FOCO NOS ESTUDOS
Desde muito pequena Emília já dava orgulho aos pais. Na adolescência cursou o ensino médio na Escola Estadual Tiradentes, tinha ótimas notas e almejava desde cedo um futuro brilhante, de sucesso e prosperidade. Por isso foi selecionado pelo Tribunal de Justiça do Amapá para iniciar sua vida profissional como bolsista, adquirir experiências, responsabilidades e crescer.
Em 2011 ingressou no TJAP e foi lotada no Departamento de Contratos e Convênios. A bela moça de cabelos compridos, olhos claros e marcantes, mostrou a todos que sua beleza era apenas a “cereja do bolo”, pois ela se destacava por seu excelente desempenho e especial dedicação. É unânime entre seus colegas de trabalho o quanto a jovem possuía foco e determinação.
A diretora do Departamento de Contratos e Convênios, Marilda Auzier, relembra com saudosismo a passagem desta adolescente promissora por aquele departamento.
“Ela é bastante perspicaz, muito dinâmica, além de chamar a atenção pela beleza. Era muito focada, tinha seus objetivos e sempre buscava o que fosse necessário para alcançar o seu sonho que era ingressar na carreira militar. Foi uma das bolsistas que mais senti falta quando saiu, pois sempre cobrei muito e ela atingiu todas as minhas expectativas”, elogia Marilda Auzier.
Era competente, acordava cedo e bem humorada, corria até o ponto de ônibus mais próximo e aguardava o transporte coletivo para chegar ao trabalho. Sua vida foi/é uma batalha que ela trava e vence diariamente. Sempre se destacou por seu dinamismo, rapidez e efetividade. E além de sua marca de comprometimento e foco no trabalho, Emilia também é forte fisicamente. Praticante assídua e apaixonada pelas artes marciais, em especial o Jiu jitsu, que lhe rendeu medalhas em diversas competições, desenvolveu ainda mais a sua obstinação, sendo uma verdadeira guerreira.
Emilia permaneceu como bolsista do Judiciário até o ano de 2013 quando saiu do TJAP deixando saudades.
INÍCIO DA CARREIRA MILITAR
E a bela jovem continua dando orgulho a sua família, amigos e ex-colegas de trabalho do TJAP, pois a realização de um dos seus maiores sonhos começa a se concretizar. Este ano, Emilia iniciou os estudos no Curso de Formação de Oficiais da Marinha, na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM, um verdadeiro centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante, altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens alunos de intercâmbio de países como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana etc.
O curso contém dois períodos, desenvolvidos em oito semestres, são eles: o período acadêmico, composto de seis semestres letivos em regime de internato, que exige dedicação exclusiva do aluno; e o período de estágio, que compreende um curso de Náutica e um curso de Máquinas.
A meta que tanto almejava quando ainda caminhava pelos corredores do Judiciário amapaense agora é mais palpável. A resposta de sua luta e dedicação, de seu sonho é aquela luz no fim do túnel que sua mão já quase alcança.
Já podemos chamá-la de militar, por estar na Formação de Oficiais da Marinha Mercante, conforme previsto no Estatuto dos Militares. Emilia será incluída como Guarda-Marinha, de acordo com a legislação em vigor. Como aluna civil, passa a ser regida pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução.
Ao terminar o curso, nossa aluna militar será declarada Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Marinha Mercante, no posto de 2º Tenente.
Agora a nossa ex-bolsista que sempre foi pé no chão, como uma âncora que se prende ao objetivo e mantém o foco firme, a âncora deixará de ser uma figura em sua mente para se tornar um dos instrumentos de sua profissão.
NOSSA REVERÊNCIA
É por essa exemplar trajetória de sucesso e por ser uma pessoa incansável na busca por seus sonhos que dedicamos à Emilia Almeida Lenzi a nossa mais efusiva REVERÊNCIA. A Justiça do Amapá se orgulha desta menina que o Judiciário viu crescer e que continua acompanhando e aplaudindo de longe suas vitórias.
===============================================================================================