Comarca de Vitória do Jari
Vara Única da Comarca de Vitória do Jari - Justiça 100% Digital
Juiz Titular e Diretora: ANDRÉ GONÇALVES DE MENEZES
Chefe de Secretaria: Walmir Lourenço Da Silva
Av. 15 de Maio, S/N, Centro - 68924-000 - Vitória do Jari - AP
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone. (096) 3622-1440/1505 - Fax: 3622-1505
Celular/Whatsapp: (96) 98414-1932
Horário de atendimento ao público: 07h30 às 14hs30
Chefe de Secretaria: Walmir Lourenço Da Silva
Assessor Jurídico: Iara Gomes Brito
Assessor Jurídico: Fabíola Araújo de França
Informações da Comarca de Vitória do Jarí
Vitória do Jari é o mais novo Município do Estado e sua emancipação político-administrativa deu-se em 08 de setembro de 1994. As origens estão diretamente ligadas à história de desenvolvimento de Laranjal do Jari, particularmente aos acontecimentos referentes à instalação e funcionamento do Projeto Jari Florestal. A sede do Município ainda hoje representa uma ampliação das estratégias de ocupação ribeirinha iniciada em Laranjal do Jari, ambas compartilhando dos mesmos benefícios e problemas refletidos pelas condições de vida palafítica de suas populações e pelos interesses conflitantes com o empreendimento que lhes promovem maior sustentação econômica.
O Município de Vitória do Jari, desmembrado do município de Laranjal do Jari, foi criado por determinação da lei n.º 0171, de 08 de setembro de 1994. Vitória do Jari surgiu do anseio da população ver transformado em benefícios para a localidade, os impostos pagos pela CADAM (empresa que explora o minério daquela região).
Trata-se de um núcleo populacional formado por pessoas que trabalhavam no parque industrial da CADAM, logo fixaram residência e criaram um pólo econômico ativo, onde se instalaram inúmeras atividades de comércio e serviços, destinados a atender necessidades imediatas da população. O núcleo rapidamente cresceu e adquiriu condições para se transformar em Município.
Por estar próximo do Município de Laranjal, Vitória do Jari, conhecido popularmente por Beiradinho, enfrenta os mesmos problemas daquele Município: Enchentes, desemprego e condições de moradia precárias para a população menos assistida, que vive sobre pontes e palafitas, etc. Novos bairros começam a se estruturar em áreas firmes, como é o caso da Cidade Livre.
Dados Gerais
Lei de Criação. Nº 171, de 8 de setembro de 1994
Distância da capital. 213 Km
Limites
Norte : Laranjal do Jarí e Mazagão
Sul : Estado do Pará
Leste : Rio Amazonas
Oeste: Estado do Pará
Clima
Tropical chuvoso
Temperatura Média
Mínima de 20º e máxima de 34ºC
Economia
Setor primário. Criação de gados bovinos e bubalinos.
Agricultura. Milho, banana, melancia, jerimum, arroz, mandioca, etc.
Setor terciário. Pequenas mercearias, bares e diversas boates
Atrações Turísticas
Viagens de catraias pelo Rio Cajari e à noite, uma visão deslumbrante da fábrica da Jari, que fica do outro lado do rio. Além disto, são permitidas visitas à mina de extração do Caulim (morro do Felipe).
Eventos Culturais. Festejos em junho (dia 29) em louvor a São Pedro, padroeiro do lugar. Festival do Caiu, no mês de novembro. Em Jarilândia, no mês de dezembro, acontecem as festividades em louvor a Nossa Senhora da Conceição.
Dados do IBGE
Area do Município
2.482,888 km²
População
14.045 habitantes estimada em 2014
Densidade Demográfica
5,01 hab/km2 em 2010
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal(IDHM)
0,619 em 2010