GPC - 1º CICLO (CONCLUÍDO)
PROGRAMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS DO TJAP. 1º CICLO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS - Síntese do Relatório de Gestão |
O Tribunal de Justiça do Amapá – TJAP, através do Departamento de Gestão de Pessoas – DEGESP, mais especificamente pela ação da Seção de Avaliação e Desenvolvimento de Competências (ADC), realizou capacitações junto as lideranças em dois ciclos de oficinas que envolveram: a atualização do Mapeamento das Atribuições por Produto (MAP) das unidades e a implantação do projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT).
OPrograma de Gestão por Competências do Tribunal é uma ferramenta de Gestão Estratégica de Pessoas que, a partir da identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes apresentadas pelos seus servidores e as que devem ter no exercício das suas funções, busca conduzi-los para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Para identificar essas informações, com auxílio da Leme Consultoria, o TJAP realizou uma atualização do mapeamento das competências técnicas importantes para cada função e das atribuições das unidades. Entende-se por competências técnicas os conhecimentos fundamentais que o colaborador necessita ter para poder desempenhar sua função, já atribuição são as atividades realizadas, podendo ser estratégicas ou operacionais. Além disso, manter o MAP atualizado é fundamental por ele ser uma das ferramentas em que se baseia a avaliação de desempenho por competências.
Assim, no primeiro ciclo de capacitação,os gestores das unidades foram instruídos em como atualizar as informações descritas nos MAPs, que é o documento que registra as atribuições das unidades, funções responsáveis pelas atividades e competências técnicas necessárias no exercício da função, assim como o nível de proficiência desejado. Na primeira etapa, alguns representantes das unidades judiciárias foram convocados a participarem de uma oficina, realizada pela Leme Consultoria, para serem instruídos no preenchimento das informações dos MAPs. Nesse sentido, foram realizadas duas oficinas, com carga horária de oito horas cada. Entretanto, aqueles que não puderam participar ou não foram convocados na primeira etapa, receberam orientação, de modo presencial, da equipe da seção de ADC para a atualização do MAP.
Já osegundo ciclo de capacitação ocorreu em conjunto com o desenvolvimento do projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT). Durante a implantação deste projeto, entre outras atividades, os gestores da área administrativa também foram capacitados a respeito daatualização do MAP. As oficinas foram realizadas pela Leme Consultoria durante o mês de fevereiro de 2020.
Desta forma, a partir da realização das oficinas, as informações das atribuições das unidades, funções e competências técnicas foram atualizadas por seus representantes.
No segundo ciclo de capacitação também ocorreu a implantação do Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) das unidades administrativas do Tribunal, realizado pelo DEGESP, com a condução da Leme Consultoria. Esse projeto tinha objetivos como o levantamento e a gestão dos dados para compor o dimensionamento quanti-qualitativo da força de trabalho do Tribunal. Aqui, as capacitações ocorreram em quatro etapas: oficina de validação da metodologia, oficina de instrução, reuniões para o preenchimento e validação dos dados. Na primeira etapa, ocorrida em janeiro de 2020,foram realizadas oficinas com o comitê de implantação do projeto, formado por líderes selecionados das unidades administrativas, para instrução quanto ao MAP, validação da metodologia e dos dados fornecidos pelos gestores referentes ao dimensionamento de suas respectivas unidades. A segunda etapa do projeto ocorreu em fevereiro de 2020 e envolveu todas as unidades administrativas do Tribunal. Nessa etapa,além da atualização dos MAPs descritas anteriormente, na oficina de capacitação os representantes das unidades também foram instruídos em como preencher as informações para a coleta dos dados do dimensionamento.
Já na terceira etapa de implantação do DFT, os representantes das unidades foram auxiliados pela equipe da seção ADC na coleta e preenchimento dos dados. Esta etapa ocorreu através de videoconferência entre os meses de abril e julho de 2020.
Por fim, a última etapa de implantação do projeto consistiu na validação das informações entre os gestores das unidades e a Leme Consultoria, além da participação de representantes da seção ADC. As reuniões ocorreram via videoconferência, e tinha como objetivo validar as informações registradas nos MAPs pelos representantes das unidades, assegurando a consistência dos dados frente a realidade e metodologia adotada. Esta etapa teve duração de 91 horas e 10 min de trabalho e ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2020.
A primeira, segunda e quarta etapa foram conduzidas pela Leme Consultoria, auxiliados pela seção ADC. Já a terceira etapa foi conduzida pela equipe da seção ADC.
A partir disso, concluído toda a atualização dos MAPs tanto das unidades judiciárias quanto administrativas, a próxima ação DEGESP referia-se na realização do segundo ciclo de avaliação de desempenho por competências dos servidores de todo o judiciário amapaense. Entretanto, diante da pandemia do coronavírus e do apagão que ocorreu no Estado no mês de novembro de 2020, a aplicação dos questionários foi adiada para o ano de 2021.
Equipe de Gestão por Competência
Seção de Avaliação e Desenvolvimento de Competências
Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal
Departamento de Gestão de Pessoas
Tribunal de Justiça do Amapá