Escola Judicial do Amapá promove Curso para Formação de Conciliadores e Mediadores
Servidores do Poder Judiciário e conciliadores voluntários, que vão atuar na II Semana Estadual de Conciliação, participam de um curso realizado na Escola Judicial do Amapá. As atividades que iniciaram na segunda-feira irão encerrar no dia 31 de agosto.
O objetivo do curso é preparar os profissionais para atender demandas judiciais passíveis de acordo. Com essa ação, a Justiça do Amapá pretende diminuir os números de processos que chegam aos Tribunais e, que poderiam ser solucionados de maneira mais amistosa e consensual. “Esse modelo de Justiça, que tudo se resolve no peito e na raça, com muita briga, está ficando para trás. Hoje o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já adota a conciliação e mediação como os melhores métodos para solução de conflitos entre as partes litigantes”, disse a professora Sônia Ribeiro.
Com essa nova turma de conciliadores e mediadores, a Justiça do Amapá pretende superar os resultados positivos alcançados na ação anterior. “Nossa missão é solucionar problemas e não criá-los. As pessoas precisam entender que a briga por via judicial, onde uma das partes com certeza vai perder, não é um bom caminho. Fazer um acordo é sempre a melhor alternativa. Pois com a conciliação ninguém perde, todos ganham”, disse a juíza Sueli Pini.
A II Semana Estadual de Conciliação irá acontecer no período de 23 a 28 de setembro.
-Macapá, 29 de agosto de 2013-
Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícia