Curso de robótica realizado na EJAP desperta interesse de adolescentes bolsistas

dsc_0414-Macapá, 23 de novembro de 2012-

O curso “Oficina de Robótica Pedagógica”, que a Escola Judicial do Amapá disponibilizou para o público juvenil bolsista do convênio entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria Estadual da Educação, despertou o interesse de aproximadamente 60 adolescentes atuantes nas unidades judiciais dos Fóruns de Macapá e Santana, e, também, nos departamentos do Prédio Sede da Instituição.

O aprendizado tem como vantagens possibilitar aos estudantes o desenvolvimento e a ampliação da capacidade crítica; do raciocínio lógico e do discernimento para contornar dificuldades na resolução de problemas. A curiosidade levou Tamires da Silva Nunes a se inscrever. Ela conta que, no começo, teve dificuldades. No primeiro dia do curso, deparou- se com vários protótipos de robôs, mas, com as explicações da professora e os trabalhos realizados em equipes, tudo foi ficando mais fácil.

A professora Érika da Costa Bezerra, graduada em Ciência da Computação e Especialista em Análise, Projetos e Gerência de Sistemas, explica que a robótica pedagógica possibilita um trabalho criativo, por meio de atividades em que os alunos são estimulados a pensar, estruturar suas ideias, elaborar hipóteses, para chegar ao objetivo pretendido.

Tamires ressaltou a importância do trabalho de raciocínio lógico fomentado no curso e dos trabalhos em grupo. Para a aluna, muito vai acrescentar à vida profissional. “Basta ter força de vontade e acreditar que somos capazes de desenvolver qualquer coisa”.dsc_0426

O aprendizado tem como vantagens possibilitar aos estudantes o desenvolvimento e a ampliação da capacidade crítica; do raciocínio lógico e do discernimento para contornar dificuldades na resolução de problemas. A curiosidade levou Tamires da Silva Nunes a se inscrever. Ela conta que, no começo, teve dificuldades. No primeiro dia do curso, deparou- se com vários protótipos de robôs, mas, com as explicações da professora e os trabalhos realizados em equipes, tudo foi ficando mais fácil.

A professora Érika da Costa Bezerra, graduada em Ciência da Computação e Especialista em Análise, Projetos e Gerência de Sistemas, explica que a robótica pedagógica possibilita um trabalho criativo, por meio de atividades em que os alunos são estimulados a pensar, estruturar suas ideias, elaborar hipóteses, para chegar ao objetivo pretendido.

Tamires ressaltou a importância do trabalho de raciocínio lógico fomentado no curso e dos trabalhos em grupo. Para a aluna, muito vai acrescentar à vida profissional. “Basta ter força de vontade e acreditar que somos capazes de desenvolver qualquer coisa”.

dsc_0431O cronograma do curso proporcionou a formação de três turmas de 20 adolescentes cada. A primeira turma tem previsão de encerrar no dia 17/12;  a segunda e terceira turmas, concluem nos dias 26 e 28 de janeiro 2013.

Texto: Edson Carvalho

Assessoria

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